Estilo industrial – de 1950 e tão moderno e atual.


dezembro 11 de 2017



O equilíbrio entre a estética industrial e elegância dá identidade a ambientes extremamente requintados e de bom gosto. Essa tendência urbana que data da década de 50, com a cidade de Nova Iorque sendo o berço desse estilo, viu no aproveitamento das instalações de galpões e espaços de fábricas e garagens uma oportunidade de compor espaços agradáveis e cheios de charme.

 

Com sofisticação e conforto, ainda que os toques industriais possam parecer mais frios, o estilo industrial pode ser composto de móveis planejados de alto padrão, garantindo um ambiente contemporâneo e conectado com o urbano.

 

O estilo preza pela valorização de espaços com estrutura aparente: ou seja, encanamentos, estruturas de ferro, tubos para fiação e até mesmo concreto aparente se tornaram elementos de composição.

 

Empreendimentos que apresentam pé direito alto costumam se encaixar muito bem na estética arquitetônica do estilo industrial. Atualmente, o movimento significa ainda uma manifestação da cultura do desenvolvimento sustentável, já que prioriza menores gastos e o reaproveitamento de materiais, itens ou móveis.

 

O movimento dos anos 50 se atualizou e hoje pode ser adotado em todos os ambientes de uma residência e até replicado em edifícios comerciais, salas de cowork ou escritórios.

 

O industrial nos ambientes é uma aplicação de arquitetura que une o estilo clássico antigo, podendo ser utilizadas mobílias antigas, por exemplo, e móveis planejados modernos, com cores mais presentes e marcantes e design diferenciado. A praticidade dos ambientes, observada no estilo industrial, deve ditar a composição dos móveis também.

 

Espaços totalmente integrados e amplos são muito comuns em projetos de estilo industrial. O uso de revestimentos rústicos ajuda a compor o decor: tijolo à vista, concreto cru ou polido são algumas opções mais encontradas e que dá um efeito bonito. As aberturas geralmente são grandes o que confere amplitude ao ambiente. Em materiais como ferro, alumínio ou madeira crua com vidro, esse detalhe é um aliado na iluminação dos espaços.

 

É possível ainda combinar diferentes estilos com bom gosto e criatividade. O estilo industrial permite essa mistura com toques modernos. Os móveis planejados de alto padrão são vantajosos na composição desses ambientes exatamente por unir as características do estilo: design arrojado, praticidade e elegância.

Voltar

Pesquisar

Categorias